Produção





A produção do programa Curte Aí é executada pela jornalista KATIUSCIA DE SÁ (UFPA/2002), uma paraense nascida a 17 de junho, que herda e carrega também em sua formação artística, fortes influencias folclóricas e culturais nordestinas, devido ao convívio intenso com seu avô materno (paraibano da cidade de Catolé do Rocha) responsável direto (juntamente com sua também avó materna) pelo desenvolvimento de seu lado artístico aflorado ainda em tenra infância e sempre motivado pelos avós, principalmente pelo avô que trouxe de sua terra natal a literatura de cordel, a música e histórias do imaginário nordestino que foi delineando em Katiuscia sua ludicidade e sensibilidade de decodificar, interferir e transformar seu cotidiano em Arte.






Katiuscia descobre o dom do desenho desde muito criança, sendo este seu primeiro aflorar artístico, aperfeiçoado em inúmeros cursos particulares de desenho e pintura feitos (ainda hoje) ao longo de sua trajetória artística. Em 2004 Katiuscia expõe trabalhos autorais em óleo sobre tela e aquarela em terras do Velho Mundo (Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália) e também em outros estados brasileiros. Ainda em 2004 Katiuscia ganha Menção Honrosa Internacional pelo Museu de Arte da Pampulha/MG pelas obras “Cactos do Brasil’ e “Aviolã”; a artista possui três trabalhos em Artes Plásticas selecionados e publicados na 1ª edição da revista eletrônica IdeaFixa - Art e-magazine, (2006) sendo a única representante do Estado do Pará nesta publicação.




E do desenho veio a vontade de fotografar, arte essa encarada por Katiuscia mais como um Hobbie, brincadeira que também já lhe rendeu algumas exposições. A imagem fotográfica lhe instigou a imaginação ainda mais, transbordando em Katiuscia, como a força da pororoca, o dom da escrita; e desta para o teatro (como atriz, dramaturga e diretora), daí para o cinema foi uma simples mudança de estação.



Em plena primavera de vida Katiuscia descobriu seu caminho como roteirista e diretora cinematográfica. Após adentrar no mundo teatral, pelo curso Técnico de Formação em Ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA (2006/2009), curso que ela pretendia obter condições para exercer a função de diretora apenas, e para isso acreditava precisar conhecer os passos de um ator para poder dirigi-lo, acaba por gostar do oficio, desenvolvendo pesquisas autodidatas sobre a linguagem teatral e também de radionovelas motivadas pelo seu querido professor Walter Bandeira (Projeto de Pesquisa e Extensão Resgate das Rádionovelas/ETDUFPA).



E dos inúmeros cursos de aperfeiçoamento para atriz, Katiuscia faz um serie relacionada ao audiovisual, e como finalização desse aperfeiçoamento surge a gravação de “Eva Faz de Conta” (em fase de edição), primeira produção em audiovisual de uma minissérie produzida no estado do Pará, projeto em parceria com o Núcleo de Produção Digital de Belém, integrante do Programa Olhar Brasil, do Ministério da Cultura, desenvolvido em parceria com o Instituto de Artes do Pará/ IAP. O período das gravações aconteceu de 1° a 16 de julho de 2010.  Neste projeto Katiuscia de Sá assinou sozinha a Direção de Elenco, e a Preparação de Elenco fez em parceria com Emerson Almeida com quem desenvolveu sintonia para trabalhos outros em cinema e radionovela.


Durante o projeto “Eva Faz de Conta”, Katiuscia descobre Thiago Losant que participou do casting  para a minissérie. A diretora de elenco o escolhe para o personagem de “Jorge”, e durante os ensaios também desenvolve sintonia de trabalho, escalando Thiago para trabalhos futuros.


Após a experiência do “Eva Faz de Conta”, imediatamente surge a vontade de produzir um curta-metragem, sendo ele inspirado em um texto de Katiuscia chamado “Contos do Reduto Um”. Neste projeto ela exerce as funções de produtora, roteirista, diretora de fotografia e direção geral de uma só vez e intensamente! Este exercício cinematográfico lhe rende o curta-metragem O Forasteiro (projeto independente), filmado entre julho e agosto de 2010, finalizado em 2011 com estreia em 2012, e nesta intensidade criativa a artista multimídia se encontra definitivamente como diretora do audiovisual.


Em “O Forasteiro”, Thiago Losant é lançado como protagonista, Emerson Almeida como coadjuvante no filme; a atriz de teatro Nilze Carvalho estreia no audiovisual; Rafaella Cândido  exerce a dublagem no filme. O curta ainda tem como participação especial, a grande atriz Nilza Maria.



Katiuscia possui dois textos publicados no livro “CIDADE VELHA, CIDADE VIVA” (2008), além de uma ilustração nesta publicação. O Livro resgata historias e identidade do bairro da Cidade Velha, os capítulos foram escritos por diversos jovens escritores paraenses  que pesquisaram e entrevistaram pessoas que hoje são referencias para o desenvolvimento artístico e cultural de Belém. Katiuscia de Sá escreveu e dirigiu a radionovela “Águas Claras” (2010), adaptação de seu conto homônimo. Na radionovela “Aguas Claras”, Thiago Losant participa como ator convidado juntamente com Rick Niranda.



E o ano de 2012 inicia com um desafio, Katiuscia de Sá encara seu primeiro documentário, este totalmente em animação! No ano em que o cinema mais antigo do Brasil em funcionamento completa 100 anos de existência, Katiuscia de Sá estreia como documentarista. Assinando o roteiro e direção a artista consegue finalmente exercer um projeto de animação com todos os integrantes do Grupo Igara de Animadores (Júlio César/ Ribeiro Jr/ Mário Fernando Aires/ Rogério Batista), grupo do qual participa. E desse trabalho em conjunto surge o documentário “Cinema Olympia – 100 Anos de Magia” em comemoração ao aniversario do espaço cultural. O ator Thiago Losant novamente é convidado por Katiuscia para a dublagem e atuação.


Os integrantes do Grupo Igara conheceram-se durante os módulos das oficinas de animação ministradas por Andrei Miralha (uma das referências em animação no estado do Pará) e desde então somam forças nessa linguagem do audiovisual dificílima de exercer, com poucos profissionais no mercado paraense com esse perfil, conhecimento e disponibilidade.


Atualmente Katiuscia de Sá foi convidada por Thiago Losant a participar do projeto televisivo Curte Aí; ela é responsável pela Produção (escolhe as pautas, redige resenhas e roteiro de perguntas para o apresentador, onde ele também tem liberdade de improviso total). Katiuscia faz a Montagem e Edição dos programas (escolhe e monta as cenas; acrescenta os fundos musicais), ela também coordena a finalização da edição feita por Armando Costa (efeitos, abertura e créditos). Em raros momentos a Produtora também filma algumas matérias do programa.


Além do programa televisivo “Curte Aí”, Katiuscia atualmente dedica-se aos projetos solos do Grupo Igara, do qual é integrante, com projetos em desenvolvimento na área de animação; e projetos em HQ contratada para ilustração, além de outros trabalhos colaborativos na área do audiovisual em que ela é convidada.



O profundo amor incondicional pela Sétima Arte e a inesgotável vontade de escrever, impele Katiuscia a discorrer algumas críticas de cinema, entretanto são textos sem pretensões, um outro Hobbie da artista. Como uma pessoa extremamente curiosa e dinâmica, atualmente Katiuscia de Sá também se dedica a pesquisas autodidatas na área do Desenho, Teatro, Arte Educação e Audiovisual, a maioria publicada na Internet.




Para conhecer mais sobre pesquisas na área artística de Katiuscia de Sá, visite os links:

(TEATRO) http://redeteatrodafloresta.ning.com/profile/KatiusciadeSa
.
(Grupo Igara de Desenhistas) http://studioigaradeanimadores.blogspot.com/    

.
(Meu Curta-metragem) http://curtaoforasteiro.blogspot.com
.
(Registros sobre CINEMA) http://hellenkatiusciacinema.blogspot.com/

.
(BLOG PESSOAL) http://hellenkatiuscia.blogspot.com
.
.Galeria de Desenhos: http://www.flickr.com/photos/hellenkatiuscia2/sets/72157594198425790/
.
Crítica de Cinema, Teatro e Literatura: http://www.argumento.net/author/katiuscia-de-sa/



KATIUSCIA DE SÁ
Jornalista 1609 DRT/PA
Atriz 268 DRT/PA
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6896006793644415


Contatos:
(91) 8816 8761 (OI-Belém/PA)
(91) 8021 9276 (TIM-Belém/PA)
(91) 9277 2248 (VIVO-Belém/PA)
(91) 8461 0772 (CLARO-Belém/PA)
(71) 8133 3671 (CLARO-Salvador/BA)
contatocurteaibelem@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário